segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Todas as guerras são estúpidas

Fotografia de Dmitry Kostyukov/Agence France-Presse - Getty Images

...mas umas conseguem parecer especialmente mais estúpidas.

É verdade que eu tenho visto o meu acesso à informação particularmente limitado, pelo que posso estar a entender mal tudo isto. Por isso, alguém me esclareça por favor se:

_A Geórgia atacou uma província separatista que goza do apoio da Rússia, e onde esta tem tropas de "manutenção da paz" estacionadas;

_A Rússia, como seria de esperar, ripostou com todo o poderio militar disponível, e não só expulsou as tropas da Geógia da Ossetia do Sul, como ainda lhes entrou pelo país dentro;

_A Geórgia assustou-se com a reacção, declarou um cessar fogo unilateral (que parece não estar a cumprir) e apelou ao apoio internacional;

_A Rússia, com o argumento de que está a combater um "genocídio", não pára os ataques e continua a avançar pela Geórgia;

_O presidente da Geórgia põe em causa a existência do país com a continuação dos ataques;

_A Geórgia é atravessada de uma ponta a outra por um oleoduto estratégico que abastece a Europa de petróleo; e a Rússia mal pode esperar por voltar a controlar a Geórgia, e o dito oleoduto.

A verificar-se isto tudo, é impressão minha ou este senhor, Mikheil Saakashvili, acordou uma manhã e decidiu oferecer à Rússia, de mão beijada, o país que governa?